Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Torta Pastiera di Granno

Varie seu cardápio neste domingo com esta receita de Páscoa deliciosa. A torta Pastiera di Granno vai surpreender seus convidados!

O grande número de ingredientes pode assustar, mas o preparo é relativamente simples. A massa quebra um pouco por ser muito amanteigada, mas o truque do papel filme supera a dificuldade. Essa torta típica da região da Campanha, sul da Itália, tem seus precedentes nas festas pagãs do início da primavera. Assim, tornou-se uma torta típica da Páscoa.

Minha tia Élydee, irmã do papai, era responsável pelo feito. Enquanto o resto da família se desdobrava no preparo dos salgados, titia meticulosamente focava seu instinto criador no primeiro passo da receita: colocar o grão integral do trigo de molho três dias antes do preparo. Lembro-me de abrir a geladeira todas as manhãs que antecediam “o dia da torta” para mergulhar meus dedos naquela tigela de porcelana branca, já amarelada e craquelada com um filete azul na borda.

Eu adorava experimentar se o trigo já estava no ponto. Titia, com sua enorme paciência dizia: “são três dias, o trigo tem seu tempo de amolecer”. Ela também preparava a ricota em casa. Despejava um vidro de coalhada no leite e esperava ele azedar. Depois, colocava tudo num pano alvíssimo, fazia uma trouxa bem amarrada e pendurava na torneira da pia da cozinha.

O soro escorria e o remanescente era uma ricota delicada e aveludada: ingrediente da nossa pastiera. Lembro-me de ajudá-la no perfumado mise em place (organização dos ingredientes) de canela, raspas de limão e água de flor de laranjeiras. Depois de colocados no forno, o ar ficava inundado com “cheiro da Páscoa”.

Depois do farto almoço e um monte de ovos de chocolate, ainda tinha espaço em meu apetite para comer a pastiera que, invariavelmente, acompanhava o cafezinho no final da refeição.

Ingredientes

  • 200 gr de grão de trigo duro, demolhado durante 3 dias
  • 200 gr de açúcar
  • 500 gr de ricota
  • 500 ml de leite
  • 10 gr de canela
  • 4 ovos (4 gemas e 4 claras em neve)
  • 40 ml de água de flor de laranjeira
  • 100 gr de frutas cristalizadas e passas
  • 30 gr de açúcar de confeitar.
  • Raspas de casca de 1 limão siciliano
  • 300 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de açúcar
  • 150 gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 gemas
  • Manteiga para untar a forma
  • Açúcar de confeiteiro para peneirar por cima da torta pronta

Modo de Preparo

O primeiro passo é colocar o trigo de molho em água três dias antes do preparo. Mantenha na geladeira e sempre mude a água diariamente. Passado este tempo, esprema bem o trigo e coloque para ferver em água por 15 minutos. Escorra e coloque numa panela. Adicione o leite quente, metade da raspa de limão, uma pitada de canela, uma colher (sopa) de açúcar e misture.

Cozinhe até que o leite esteja completamente absorvido e os grãos bem macios. Reserve.

Num bowl, amasse a ricota com a ajuda de um garfo até ficar um creme.

Coloque as gemas, o açúcar, a água de flor de laranjeira e misture.

Adicione as frutas cristalizadas com as passas, o resto da canela e da casca de limão e misture bem. Por fim, acrescente o grão cozido no leite. Misture tudo muito bem e coloque na geladeira.

Misture a farinha, o açúcar, a manteiga e as gemas.

Trabalhe a massa até formar uma bola homogênea.

Embrulhe num filme e deixe descansar por 1 hora na geladeira.

Depois de 1 hora, abra a massa com a ajuda de um rolo de madeira.

Unte a forma de fundo removível e forre com a massa até quase a borda. Faça tirinhas de 1,5cm de largura para o gradeado de cima.

Retire o recheio da geladeira e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente.

Acrescente o recheio na forma, nivele bem a superfície e faça um gradeado com as tirinhas de massa. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos ou até que a massa esteja dourada. Deixe esfriar e polvilhe a superfície com uma fina camada de açúcar de confeiteiro.

Dicas:
1 - Use ricota de ótima qualidade. Dê preferência pra as não ensacadas.
2 - Adicione mais farinha à massa, caso necessário.
3 – Envolva a massa em papel filme para estica-la. Isso evitará que ela grude e facilita o transporte para a forma.
4 - Use forma de aro de 25cm.

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

Métodos de preparo

Biscoitos de Páscoa de Frisco

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

5.091 respostas para “Torta Pastiera di Granno”

  1. Realmente esta Pastiera é estupenda, com cheirinho de Páscoa Recomendo. Regina Porazza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *