Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Como surgiu o chá das cinco na Inglaterra?

Você imaginaria que o chá das cinco na Inglaterra começou com uma duquesa esfomeada? Conheça a história desta tradição européia.

Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant. Essa tradição existe no país desde 1662, mas caiu na graça do povo a partir do século XIX por causa de uma duquesa esfomeada. De lá para cá, o hábito saiu da exclusividade burguesa e é praticado por toda a população… E em qualquer horário!

Segundo a revista Super Interessante, a tal tradição do chá das cinco já existia há tempos em terras portuguesas. Ao se casar com o rei inglês Charles II, Catarina de Bragança, filha de D. João IV, acabou levando o costume para a Inglaterra. Lá, ele foi adotado pela corte em cerimônias e banquetes.

Mesmo assim, foi por causa de outra personalidade da realeza que o ritual ganhou fama e notoriedade. Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta. Como solução, fazia um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado.

Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí, a tradição se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.

Hoje, o horário fixo não é obrigatório, mas o hábito de tomar um lanche no meio da tarde regado a muito chá, pães e doces permanece intacto, com menos ou mais formalidade.

Por: Lucas Tavares

Bebidas

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Bebidas

Pobá de cappuccino com chá de hortelã

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

5.091 respostas para “Como surgiu o chá das cinco na Inglaterra?”

  1. haymefachim disse:

    Tenho uma filha morando na Inglaterra e também já aderiu ao hábito do chá das cinco!!

  2. wanderson disse:

    muito legal

  3. Priscila disse:

    Sem palavras quando leio algo sobre o chá das cinco me derreto. Nunca saí do país mas se eu pudesse iria para Inglaterra só para tomar esse chá. Aqueles jardins e vistas maravilhosas combinam perfeitamente com um delicioso chá para degustar calmamente.

  4. Leticia Oliveira disse:

    Gostei… Tenho um trabalho na escola sobre a Inglaterra e individual , o meu é sobre esse chá das 5. e gostei do texto copiei tudinho 🙂

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Letícia, tudo bem?
      Que bom que gostou da história.
      Mas não vale copiar, ok? O que acha de ler, entender e escrever sobre o assunto com suas opiniões e impressões? Fica bem mais legal.
      Abraços, volte sempre e boa sorte com o trabalho.

  5. fernanda disse:

    A casa do meu filho é no Reino Unido (Inglaterra) e estive la e apreciei bem o chá das cinco Foi interessante saber da história do chá das cinco . Breve tterei novidades sobre o assunto. Obrigada pela informação. Fernanda .

  6. Roberto disse:

    Vontade de tomar o famoso chá das 5 na Inglaterra, mas enquanto isso vou tomando chá aqui mesmo…

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Roberto, tudo bem?
      Seria delicioso não é mesmo? Ainda bem que podemos reproduzir o ritual aqui no Brasil…
      Obrigado pela visita, volte sempre.

  7. Adri disse:

    Olá estava procurando pq surgiu a historia do chá das 5, pois vi uma reportagem na GNT de uma pessoa no Brasil dizendo que entendia tudo sobre os chás, ela informou que a história começou pq uma duquesa na Inglaterra era muito baladeira, assim a moça acordava tarde e convidava as amigas para tomar o chá das 5 e contar tudo o que aconteceu na noite passada. Aqui no site fiquei sabendo de outra história, qual será é original?
    Gostei muito da matéria.

    • mexidodeideias disse:

      Oi Adri,

      Obrigado pelo comentário!

      A história da rainha Catarina de Bragança é uma das mais conhecidas quando o assunto é a história do chá das cinco. Mas, como toda lenda, existem outras versões. 😉

      Atenciosamente,
      Equipe Mexido de Ideias

  8. Vera Ferraz disse:

    Achei muito legal essa reportagem. Acho muito elegante você convidar amigas para tomar o chá das cinco e bater um papo numa reunião informal em sua casa. Já tive oportunidade de tomar o chá na Inglaterra. É tudo muito requintado. As casas de chás, faz você se sentir como nos tempos antigos. `
    É muito fino, e você fica imaginando isto acontecendo naqueles castelos medievais. Adoro isso. Em julho estarei lá novamente provando essas delícias. Parabéns pelas informações valiosas.

  9. Jéssica disse:

    não gosto de chá mas se fosse lá experimentaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *