Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Conheça o Raf, café típico da Rússia

A Rússia não é um país com muita tradição quando o assunto é café. Mas isso não significa que quem mora por lá também não aprecie uma boa xícara quentinha. Aliás, eles inventaram um jeito típico de degustar o grão, chamado Raf.

raf-cafe-russia

Foi por volta de 1996 que o russo Rafael Timberbaev visitou a tradicional cafeteria Coffee Bean em Moscou e pediu uma xícara bem específica. A pedido do cliente, o barista preparou um espresso acompanhado da espuma do leite e baunilha, misturando todos os ingredientes antes de servir.

A combinação virou hábito para Timberbaev, o que convenceu outros visitantes da Coffee Bean a experimentarem a receita. Segundo a história conta, eles chegavam ao barista e pediam “a bebida que você faz para o Rafael”, ou apenas pelo “Raf”. Assim, o drink foi incorporado ao menu da casa.

A assinatura principal do Raf russo é o fato de todos os ingredientes serem misturados antes de servir – o que deixa o líquido espesso e doce. Hoje a receita pode ser incrementada com syrups, leite, caramelo, chocolate e alcoólicos. Ela é geralmente servida em grandes copos (150 ml a 180 ml), típicos para cappuccinos ou lattes.

Agora você já sabe: Em uma visita à Rússia, não deixe de experimentar uma xícara do Raf! E volte para nos contar o que achou nos comentários.

Foto: Bulka Bakery

Por: Marina Oliveira

Harmonização com Café

Bolo Bem-Casado de Café

Harmonização com Café

Red Velvet com cobertura de Creme de Café

Ocasião

Pavê de Café Santa Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *