Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Darjeeling: o mais famoso de todos os chás pretos

O champagne dos chás! O mais famoso de todos os chás pretos do mundo , o Darjeeling, é produzido na região indiana de mesmo nome. Conheça

Por aqui ela é quase desconhecida. Porém, para os ingleses e outras nações apaixonadas pelas infusões de ervas, a cidade de Darjeeling, ao norte da Índia, é muito importante. É de lá que sai o mais famoso de todos os chás pretos produzidos no mundo, o “Darjeeling Tea”. A fama e qualidade são tantas que alguns até arriscam chamar o produto de “o champanhe dos chás”.

De acordo com Lyz Clayton, do blog Serious Eats, tudo começou por volta de 1800, por influência da colonização inglesa em terras indianas. Durante o século XIX, os habitantes de Darjeeling viram não só os primeiros testes com o chá, mas também a produção da bebida em larga escala, hábito que persiste até hoje. São 150 anos de história com as plantações da Camellia sinensis, resultando em um produto que chega a custar cerca de R$ 46 por 50 g.

O cuidado com a plantação é ortodoxo: as folhas ainda são colhidas dispensando o uso de muito maquinário, e 70% do trabalho é feito por mulheres. Em sua maioria, as áreas de produção pertencem a grandes empresas e são usadas para exportação.

Entre toda a demanda industrial, ainda há apenas uma fazenda familiar produtora. Chamada de Makaibari Tea Estates e fundada em 1859, foi a primeira a ser criada na região. Ela é responsável pela produção de cerca de 120 toneladas do chá por ano! A Makaibari possui uma filosofia voltada à preservação da natureza e à produção consciente dos chás na região. Sua cultura envolve o plantio de diversos tipos de árvores e plantas, além de criar um ambiente que incentiva a vida animal.

Atualmente, a cultura de Darjeeling com o chá tem atraído turistas. Isso fez com que muitas fazendas construíssem quartos e pousadas em suas terras para hospedar visitantes interessados em conhecer a produção nacional.

Já sabe o próximo destino quando estiver pela Ásia, não é mesmo? Ótima oportunidade para conferir de perto as raízes do chá indiano!

Por: Lucas Tavares

Imagem: Wikipedia

Bebidas

Erva-Cidreira e Capim-Santo: quais as diferenças

Bebidas

Pobá de cappuccino com chá de hortelã

Receitas

Arroz à grega com chá de capim cidreira TRES

2 respostas para “Darjeeling: o mais famoso de todos os chás pretos”

  1. […] de Ideias você já leu sobre a curiosa cidade de Darjeeling, localizada no sul da Índia e dona do mais famoso e sofisticado chá preto do mundo. O “champanhe dos chás” costuma ser vendido por altíssimos preços (R$ 46 por 50 g, em […]

  2. […] ainda mais a biblioteca de sabores que sua mãe tanto defendia. “[Agora], quando me servem darjeeling de primeira e segunda colheita, eu sei identificar qual é cada um, porque eu tomei muito […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *