Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Enroladinhos de carne ao café

A combinação entre carne, bacon e café me agrada muito e, por isso, resolvi dividir com vocês esta receita super fácil e rápida. Recomendo o uso da alcatra pelo seu sabor e maciez, caso prefira, substitua por outra carne bem macia. Como acompanhamento, decidi pela batata doce por cair muito bem como acompanhamento de pratos salgados. Aliada ao alecrim então, fica um dueto vibrante!

Essa receita foi retirada de um livro comprado em Lisboa, cujo uso da carne suína é super presente na culinária de nossos colonizadores: seja em forma de carne, embutidos ou bacon. O interessante é que o uso das “natas” (creme de leite) é mais recente nos pratos salgados. A tradição portuguesa dita que elas devem ser usadas com mais freqüência na confecção de doces.

A mistura entre café, bacon e azeite espalham um perfume irresistível no ar, estimulando o apetite. Experimente agora mesmo!

Ingredientes

  • 800 gramas de alcatra cortadas em retângulos
  • 200 gramas de bacon fatiado
  • 250 ml de café forte
  • 1 colher (sopa) de tempero Dona Clara com cominho
  • 100 gramas de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 raminho de salsa (para decorar)
  • 1 lata de creme de leite
  • Sal (se necessário)

Modo de Preparo

Enrole os pedaços de carne e tempere com tempero D. Clara. (ou sal, alho e louro). Enrole o bacon na carne e prenda com um palito.

Coloque a manteiga e o azeita para esquentar em uma frigideira. Adicione os espetos para selar. Vire sempre.

Quando estiverem selados, elimine o excesso de gordura, coloque o café e deixe o molho reduzir. Por fim, acrescente o creme de leite edeixe engrossar um pouco. Corrija o sal.

Sugestão: Sirva com batatas doces assadas com alecrim. Batatas doces:
Corte 4 batatas doces com casca (todas do mesmo tamanho) e esfregue sal grosso. Espete um ramo de alecrim em cada parte. Salpique pimenta do reino e coloque para assar numa forma untada com azeite com a casca para cima. Cubra com papel alumínio e asse em forno brando até ficarem macias (por aproximadamente 25 minutos). Espete com um palito para verificar a maciez. Retire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos para dourar.
Dicas:
1 - Antes de adicionar o café, jogue fora o excesso de gordura da frigideira depois de fritar os enroladinhos.
2 - Se você não tiver o tempero dona Clara, use alho, sal e louro.

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *