Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Expresso Brasileiro x Espresso Italiano

Qual é a grafia correta da palavra: com X ou S? Confira a resposta e outras dicas!

Qual é a grafia correta da palavra: com X ou S? Isso depende de onde você fala e o que pretende dizer. Aqui no Brasil, o chamamos de expresso com X e a palavra diz respeito a algo que é rápido. Resumindo, o cafezinho que fica pronto em pouco tempo (entre 20” e 30” segundos para ser mais exata). Já o espresso escrito com S, vem da língua italiana e significa “pressionar para fora” ou, literalmente, “café pressionado para fora”.

O curioso é que essas e outras diferenças culturais se refletem não apenas na grafia da palavra, mas no modo em que ele é feito e apresentado. De acordo com a coordenadora do CPC Sindicafé SP, Cleia Junqueira, algumas características básicas observadas dentro da xícara revelam o perfil de quem vai beber o cafezinho. Curioso em saber se o seu cafezinho é feito à la brasileira ou à la italiana? Confira na TV Mexido!

Harmonização com Café

Floresta Amazônica

Harmonização com Café

Cocada Cremosa

Receitas

Mousse de Café

5.091 respostas para “Expresso Brasileiro x Espresso Italiano”

  1. Israel disse:

    Gostei de saber disso vou tentar provar desse necta. Entretanto, se ainda vai ter o pão com um dedo apenas de café, o que podemos fazer nesse sentido?

  2. kellystein disse:

    Oi Israel, tudo bem?
    Acredito que um pãozinho será muito bem acompanhado por um café coado, pingado ou por um cappuccino. Assim ele "terá companhia" até o fim. Já o espresso (ou expresso, como preferir) é para momentos dedicados somente ao café 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *