Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Filé ao Café

O nome da receita até rima e seu sabor intriga o paladar de quem a experimenta. O café entra em cena na finalização do prato e dá um toque de Midas!

O nome da receita até rima e seu sabor intriga o paladar de quem a experimenta. O café entra em cena na finalização do prato, que é um clássico do cardápio do Octavio Café & Bistrô, e dá um toque de Midas!

Se você não tem tempo de dar passadinha lá ou não mora em São Paulo, a chef Kika Toledo, conta como preparar esta delícia. Para ela, a bebida é essencial para começar o dia e indispensável depois do almoço, mas nem foi sempre assim. “Eu gostava muito do ritual de preparar o café e servir as pessoas, mas minha verdadeira paixão pelos sabores e aromas do café foi despertada somente depois de uma viagem à Itália”, conta.

A chef, que também é formada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA em gestão financeira, decidiu dedicar-se à gastronomia em 2004 e nunca mais parou. Sua mais recente estréia é o menu renovado do Octavio Café, onde ela tem a liberdade de brincar com diversos ingredientes harmonizados com o café.

Pronto para experimentar uma receita VIP? Mãos à obra!

Receita de Filé ao Café
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
Filé:
180 gr de filé mignon
10 ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Molho:
20 ml de azeite
150 mls de molho rôti (compre em saquinho em supermercados)
100 mls de creme de leite fresco
30 ml de vinho do porto
15 ml de aceto balsâmico
30 gr de salsão
30 gr de cebola
10 gr de funghi porcini
Tomilho a gosto

Azeite de café:
Rendimento: 250 mls
Tempo: 24 horas

100 ml de óleo de milho
50 ml de azeite extra virgem
50 gramas de pó de café

Modo de preparo:
Filé:
Tempere o filé com sal e pimenta do reino. Sele em uma frigideira pincelando o azeite e reserve.

Molho:
Demolhe (coloque de molho) o funghi seco em 15 mls de água morna durante aproximadamente 3 minutos ou até que fiquem macios. Reserve a água.

Acrescente 20 mls de azeite e salteie a cebola, o salsão e o tomilho na frigideira e deixe dourar bem. Flambe com vinho do porto. Adicione o aceto balsâmico, o molho rôti, a água do funghi e deixe ferver. Coe, adicione o creme de leite fresco e reduza pela metade.

Azeite de café:
Coloque o azeite, o óleo e o pó de café em uma panela e aqueça por 30minutos em fogo baixo, sem ferver. Deixe descansar por um dia em temperatura ambiente. Coe em um coador de pano e reserve.

Montagem do prato:
Coloque o filé num prato juntamente com um pouco do molho preto, os funghis e finalize com o azeite de café. Acompanha batatas ao alho e alecrim e saladinha de pupunha com manjericão.

Dicas:
1 – É muito importante não deixar que o azeite ferva durante esse processo.

Para quem gostou desta combinação, confira as receitas de Azeite de Café e Balsâmico Espresso preparadas especialmente por Stela Morato.

Receitas com Café

Petit Gateau de Café

Receitas

Torta de Doce de Leite e Café

Receitas com Café

Waffle de Café Pimpinela e Chocolate

2 respostas para “Filé ao Café”

  1. que filé maravilhoso eu amo esta combinação de sabor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *