Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Medalhões de mignon com café

Essa receita, por exemplo, apareceu num momento de total relaxamento em frente a TV. Ela é ótima e dá pra guardar de um dia para o outro. Fica até mais gostosa!

A velha expressão italiana “Dolce far niente”, que ressoa em meus ouvidos desde a infância, é a arte de não se fazer nada. Se fizéssemos uma pesquisa do que significa essa expressão para cada um de nós, aposto que existem respostas dispares: estar de pernas para o ar numa praia deserta, escalar a Pedra da Gávea, fazer mochilão. Ler/ver um bom livro/filme, olhar vitrines, jogar videogame…enfim essa lista é interminável. Um dos meus delírios de não fazer nada é assistir programas de culinária. Desde os chefs mais respeitáveis e sofisticados até os bem trash, onde a comida parece um “vomitão de jacaré”. Tudo me diverte.

Você pode pensar que eu sou workaholic (viciada em trabalho), não é? Sou mesmo, confesso. A linha que delimita o relaxamento e meu trabalho é tênue e isso é algo que me orgulho bastante. Na realidade, me considero uma “workaholic holística”, pois encontro pérolas para meu trabalho durante as horas de pernas para o ar e sempre me divirto bastante durante a imersão no trabalho.

Essa receita, por exemplo, apareceu num momento de total relaxamento em frente a TV. Sei que é de um chef de um café famoso em Miami e que não me dei ao trabalho de anotar o nome, afinal, estava no modo dolce far niente, mas a receita grudou no HD de meu cérebro automaticamente. Ela é ótima e dá pra guardar de um dia para o outro. Fica até mais gostosa!

 

Ingredientes

• 4 bifes de filés mignon cortado em medalhão
• 1 xícara de café expresso 3 corações
• 1 colher (chá) de café solúvel 3 corações Tradicional
• 1 cebola roxa picada
• 100 gr de manteiga
• 100 gr de creme de leite
• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Tempere os filés com pimenta do reino. Frite-os na manteiga numa frigideira até ficar dourado. Retire e reserve.

No que sobrou da frigideira frite a cebola até ficar dourada.

Coloque o creme de leite, o café expresso e deixe reduzir em fogo baixo.

Coloque os filés de volta na frigideira e salpique o café solúvel.

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Medalhões de mignon com café”

  1. Do jeito que eu gosto de café está receita deve ficar muito boa!
    Vou fazer e ver como fica.

    Parabéns pelo artigo!

  2. maria disse:

    sou amante no que faço sou cozinheira para mim cozinhar e um desafio adoro pratos decorados e alacarte cada dia gosto de aprender coisas novas……

  3. Eduardo disse:

    é legal deixar claro nos ingredientes que o café expresso não é o pó mas ele já pronto e que o solúvel é o pó. neste caso o que facilita é a fotografia dos ingredientes, mas ja vi outras sem fotografia, daí complica. Porém… ótima receita!

  4. JANIELE disse:

    Oi Kelly, parabéns por tudo! Adoro medalhao bem passadinho, no ponto que nao deixe a carne nem muito passada, nem vermelha. Gostaria de saber como faço para conseguir este ponto sem perder a qualidade e como fazer aquela crosta crocante maaaravilhosa, que da um toque especial! Muito obrigado pelas dicas

    Janiele

    • Olá, Janiele, tudo bem?

      O pulo do gato é não salgar a carne (sal desidrata e solta os sucos). Deixe a frigideira bem quente com um pouco de azeite e manteiga e frite rapidamente ambos os lados da carne em fogo alto, até formar essa crosta a que você se refere.

      Esse processo se chama "selar a carne", ou seja, a deliciosa crosta faz com que os líquidos permaneçam dentro da carne. Depois disso, você pode adicionar o sal e a pimenta, ou o que desejar.

      Finalize a fritura com fogo mais baixo para ela cozinhar um pouco por dentro. Pode até tampar a frigideira alguns minutinhos para coser a carne por dentro (vai de seu gosto). Frite um bife de cada vez. Se colocarmos muitos na frigideira ao mesmo tempo, eles costumam soltar os líquidos, e dá inicio a um processo de cozimento, que não forma a crosta. Experimente e me conte,
      Abraços,
      Stela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *