Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Palha italiana com café

Não sabemos de onde vem o nome "palha italiana", mas é uma delícia... principalmente com café! Experimente essa receita e aproveite!

Aprendi essa gostosura com minha tia Mira, meio italiana, meio espanhola, e nunca entendi o nome: palha italiana. Nas minhas lembranças infantis, quando ela mencionou o nome pela primeira vez enquanto servia um café com leite numa xícara de borda finíssima, imaginei que fosse mastigar como um cavalo. Palha? E não é que apareceu esse regalo, escondido no açúcar para deliciar minha tarde?

Pedi que ela me ensinasse. Tia Mira fazia leite condensado em casa, ficando horas no fogão até o leite e o açúcar pegarem o ponto. As bolachas ela retirava de uma lata de biscoitos, com desenhos art nouveau e picava os biscoitos usando um martelo de carne num pano de prato alvíssimo. Foi assim que vi pela primeira vez o preparo.

Outro dia, lembrei-me da receita e procurei em vários livros italianos. Recorri até mesmo ao “Artusi”, minha referência maior da culinária italiana, inutilmente.  Achei que poderia até ser uma corruptela do ”Palio de Siena”, uma corrida a cavalos que acontece anualmente desde 1283, na “Piazza Del Campo”, a mais bela da cidade de Siena, na Toscana.

Enfim, não sei de onde veio o nome, mas vale a pena experimentar. Com café ficou delicioso. Se alguém souber da origem do nome, por favor, avise-me.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 100gr de biscoito de leite (maisena ou baunilha) passados no processador
  • 1 colher (sopa) de Café Solúvel 3 Corações
  • 100gr de chocolate meio amargo derretido (ou 3 colheres de sopa de cacau em pó)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Açúcar de confeitar para cobrir os biscoitos

Modo de Preparo

Misture o chocolate, o café solúvel e o leite condensado. Coloque a manteiga no fundo de uma panela e acrescente a mistura.

Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que fique com a consistência de um brigadeiro (quando estiver desgrudando do fundo). Retire do fogo e acrescente os biscoitos picados. Mexa bem.

Coloque a massa em uma forma coberta com filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas ou até ficar no ponto de corte.

Retire e corte no formato que preferir. Passe no açúcar de confeiteiro e sirva.

Harmonização com Café

Red Velvet com cobertura de Creme de Café

Harmonização com Café

Trufas de Framboesa e café Gourmet 100% arábica Dark Roast

Ocasião

Delícia de Café e Doce de Leite

4 respostas para “Palha italiana com café”

  1. josimeire disse:

    nossa amo muito tudo isso!tudo de bom .e bom para levar para escola
    tudo de bom!

  2. Celia Regina disse:

    Olha estou no paraiso!!Não gosto de chocolate,será que sou só eu?.Encontrar muitas coisas de café,estou no paraíso.Obrigada,amei o site e esta receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *