Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Pudim de tapioca com café

O gosto de coco queimado me leva direto para areias de Itapuã, com direito a trilha sonora de Caymmi e perfume do mar. E para você? O que o sabor do coco queimado lhe suscitará?

Como todos sabem, o sabor carrega um bocado de sentidos: sons, cheiros e emoções vão junto no mesmo pacote. O gosto de coco queimado me leva direto para areias de Itapuã, com direito a trilha sonora de Caymmi e perfume do mar. Às vezes, fico um pouco saudosista quando percebo que certos paraísos da minha infância e juventude se transformaram em formigueiros urbanos. No final dos anos 60, eu era adolescente e sempre passava as férias em Ubatuba, que era a minha Bahia. Tínhamos uma casa na praia do Tenório, aliás, uma das duas únicas da praia na época; e nos deliciávamos com a efervescente música brasileira da época.

Em qualquer das inúmeras praias (acho que são 75) sempre tinha alguém com um violão. Em algumas ocasiões, havia cuíca e atabaque numa roda de cantorias e parecia que o mundo era habitados só por jovens cantores. Apesar do pesado bafo dos tempos da ditadura, quando lá estávamos nas areias torradas pelo sol ou iluminadas por milhões de astros e estrelas, éramos felizes e tínhamos certeza que mudaríamos o mundo para melhor entoando nossas canções de amor e protesto. Muita coisa melhorou, no entanto minhas praias desertas, as Itapuãs dos sonhos hoje são apenas ícones na memória.

E para você? O que o sabor do coco queimado lhe suscitará?

 

Ingredientes

• 1 xícara de chá de tapioca
• 150 gr de coco ralado natural (ou 1 coco ralado)
• 1 lata de leite condensado
• 1 xícara de leite de coco
• 1 xicara de leite
• 2 colheres (chá) de café solúvel 3 corações
• 1 colher (sopa) de manteiga

• 2 xícaras de açúcar
• 1 xícara de água

• ½ colher (sopa) de açúcar
• ½ do coco

Modo de Preparo

Deixe a tapioca de molho em ½ xícara de leite por aproximadamente 1 hora.

Depois, adicione o restante do leite, o leite de coco, metade do coco ralado e mexa.

Adicione os ovos, a manteiga, o café e o leite condensado num liquidificador. Bata durante 4 minutos no liquidificador.

Depois, coloque esta mistura no bowl e acrescente a tapioca e os demais ingredientes. Misture bem.

Para a calda, coloque a água, o açúcar e mexa bem numa panela. Leve ao fogo médio até ficar com cor de guaraná. Feito este passo, forre a forma de furo no meio.

Dica: Você pode utilizar melado de cana pronto ao invés de preparar a calda de açúcar.

Coloque o açúcar e o coco numa frigideira e mexa sem parar em fogo médio até o coco ficar dourado.

Coloque o coco queimado no fundo da forma e, depois, despeje a mistura do liquidifcador. Leve para assar em banho Maria no forno coberto com papel alumínio até o pudim ficar durinho.

Harmonização com Café

Floresta Amazônica

Harmonização com Café

Cocada Cremosa

Receitas

Mousse de Café

5.091 respostas para “Pudim de tapioca com café”

  1. Irismar disse:

    Stela essa tapioca do ingrediente é a goma da tapioca é isso?

    • kellystein disse:

      Cara Irismar, é a goma de tapioca sim. Como os nomes variam muito, inclusive nos diversos estados do Brasil, vou te esclarecer segundo a aparência do produto: parece farinha de mandioca bem grossa, quase granulada. Fica entre a farinha de mandioca e o sagu. A Yoki vende o produto industrializado, você pode encontra-lo em qualquer supermercado com o nome de Tapioca. Repare na primeira foto do passo a passo, certamente vai reconhecê-la.

      Boa sorte e bom pudim!

  2. Andrea disse:

    AMEEEEEEEEEEEEEEEEI seu site! Entrei por curiosidade na receita de Mocotó com café e vinho do porto, e foi inevitável navegar e me perder por mais de 1 hora e meia por ele!
    Parabéns! Suas receitas são muito bem explicadas, me parecem deliciosas, e não hesitarei em testá-las!

  3. LêMaceió disse:

    Bom dia! Eu fiz esse pudim, mas quando desenformei, a parte de cima ficou parecendo um chiclete, uma borracha. Moro em Maceió e comprei a goma de tapioca que vende na parte do hortifruti do supermercado, hidratada e resfriada. O que pode ter acontecido? Gostaria de acertar essa receita, pois o sabor dela é divino.
    Obrigada!
    Alessandra

    • Tudo bem Alessandra?

      Obrigada por escrever. Eu não conheço tapioca resfriada e hidratada, como é o aspecto?
      Tente com 1/2 xícara de farinha de tapioca seca. Imagino que a hidratada pode ter soltado a goma no processo, por esse motivo, ela se tornou "borrachenta".

      Vamos tentar outra vez?
      Obrigada, e me conte. Vou tentar encontrar a tapioca resfriada e hidratada para testá-la por aqui.
      Abraços,
      Stela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *