Receitas

Salada de abacate

Ainda estamos em plena safra do abacate. Lembro que na minha infância, minha mãe cortava a fruta ao meio, tirava o caroço e colocava açúcar. Assim consumíamos a sobremesa na própria casca, que raspávamos com a colherinha até o último pedaço. Ou então, mamãe batia a polpa no liquidificador, algumas vezes com leite e açúcar e outras com limão e açúcar. Mas gostava mesmo era de comer na casca, até colocava umas gotinhas de limão por cima.

No final dos anos 70, recebi um casal de amigos uruguaios para o almoço na fazenda de meu marido em Araras. Naquela época, uma profusão dos frutos rodeava o abacateiro sem que precisássemos alçar vôo para apanhar a fruta (ela só amadurece depois que cai do pé). Já que a árvore pode alcançar até 40 metros de altura, seria então uma providência divina? Durante a visita dos amigos estrangeiros, preparei o abacate batido com leite e açúcar para a sobremesa. Nossos convidados nunca tinham consumido o abacate dessa maneira! No Uruguai, segundo eles, era consumido de forma salgada como salada.

Nessa época, a comida mexicana ainda não havia se proliferado nas mesas brasileiras e o guacamole ainda era desconhecido para a maioria. A fruta, originária da América Central e México, parece que só chegou ao Brasil no século XIX. Nossas origens portuguesas devem ter falado bem alto para enchê-la de açúcar. Ela veio para ficar. É comum encontramos abacateiro em algumas ruas de São Paulo como nos arredores do Parque do Ibirapuera. Quando vou caminhar nesta região durante o mês de abril, sempre me deparo com abacates pelo chão.

Essa forma de servir na salada é muito saborosa, hoje meu paladar adulto prefere a versão salgada. Experimentem essa receita! Ela certamente acrescentará um novo blend ao paladar.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024