Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Matemáticos buscam a fórmula do café perfeito

Quais fatores influenciam no preparo de um café perfeito? É isso o que a pesquisa realizada por dois matemáticos busca responder.

Preparar ou consumir o “café perfeito” é um desejo presente na vida de todos os coffee lovers. E apesar de a definição de perfeito ser muito relativa – afinal, cada pessoa pode preferir a bebida de determinada maneira – dois matemáticos buscaram entender e otimizar o processo que envolve o preparo do café nas cafeteiras com filtros.

formula-cafe-perfeito

A pesquisa, realizada por Kevin Moroney, da Universidade de Limerick, e por William Lee, da Universidade de Portsmouth, foi divulgada na publicação científica SIAM Journal on Applied Mathematics e analisou alguns dos fatos a seguir:

Um dos aspectos notados é que o tamanho dos grãos (granulometria) tem ligação com o amargor do café. O café na moagem muito fina faz com que a água demore mais tempo para passar entre eles, tendo como consequência uma bebida mais amarga. Esse fato é importante principalmente para quem moe seu próprio grão em casa e pode adaptar a espessura.

Outro fator verificado no estudo é a disposição do pó de café no filtro. Quando a água passa pelo coador, forma um buraco no meio da camada de café, e no fim do processo é possível ver uma concentração de pó nas laterais. Segundo os pesquisadores, esse fato pode influenciar no sabor final da bebida.

E qual era o objetivo da pesquisa? A partir desses estudos, os cientistas desejam pensar em um modelo matemático que ajude a projetar as máquinas de café e usufruir do que há de melhor na bebida.

Nós do Mexido de Ideias esperamos ouvir mais desses matemáticos – e suas invenções a favor do café – o quanto antes!

Por: Monalisa Briganti

coffeelover

Cupcake de Milho com Café com Cobertura de Brigadeiro com Café

coffeelover

Bolo de Tapioca de Café com Coco

Arte por trás da xícara

Quentão de Café Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *