Café turco pode ser o segredo da longevidade

É certo que as escolhas que fazemos no dia a dia influenciam (e muito) nossa saúde. Mas quem diria que a escolha do tipo de café teria tanta importância assim! Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Atenas (Grécia) e publicado na revista Vascular Medicine sugere que o consumo do café turco pode ser o segredo da longevidade.

Mas por quê? A resposta é simples: os habitantes da ilha grega de Ikaria, além de grandes bebedores do café turco, também ostentam os maiores índices de longevidade de todo o mundo. Os cientistas conseguiram relacionar os dois fatores, apontando este tipo de bebida com uma vida longa.

Para provar a teoria, os pesquisadores separaram aleatoriamente um grupo de 71 homens e outro de 71 mulheres do total de 673 habitantes de Ikaria. Eles analisaram hábitos alimentares e dados médicos de cada um deles. Os resultados mostram que 87% dos participantes são grandes consumidores de café turco.

“O tipo turco do café – que é rico em polifenóis e antioxidantes, além de conter apenas uma quantidade moderada de cafeína – parece ter mais benefícios, se comparado a outras receitas da bebida”, diz Gerasimos Siasos, médico e professor da Universidade de Atenas, de acordo com o site Science Daily.

E quem disse que é preciso morar tão longe para usufruir dos benefícios do café turco? Aqui no Mexido de Ideias nós já te ensinamos a preparar essa delícia em casa. Para lembrar, é só clicar aqui. E um brinde à longevidade!

Por: Lucas Tavares

Escrito por Mexido de Ideias em Saúde