Tipos de Café #2: Do Pingado ao Macchiato

Barista

O casamento entre o café e o leite vem de longa data e é conhecido em todo o mundo. Suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas. A lista de bebidas resultantes desta união pode ser longa e bastante familiar: cappuccino, média, pingado, mas qual a diferença entre eles?

Continuando a série de posts sobre os tipos de café, é a vez dos especialistas nos explicarem sobre o que compõe as mais tradicionais variações do café com leite. Para conhecer a variedade de cafés “puros”, só com a adição de água, veja a primeira parte desse especial.

Café com leite
Café com Leite

Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

Mocha
Mocha

Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.

Cappuccino
Cappuccino

O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.

Cappuccino Italiano
Cappuccino Italiano

Compreende em: 1/3 de expresso; 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.

Pingado
Pingado

Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

Média
Média

Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino.

Café Cortado
Café Cortado

É como chamam a Média (Café Latte ou Latte) no Rio Grande do Sul.

Macchiato
Macchiato

Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

Café com Panna
Café com Panna

Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.

Café com Chantilly
Café com Chantilly

Muito comum em todo o Brasil, compreende em uma dose de expresso coberto com chantilly.

Café Breve
Café Breve

Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half (composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.

Escrito por Kelly Stein em Barista