Cupcake de chocolate com recheio de creme de café

Receitas, Receitas com Café

A Renata Prazeres é a típica vizinha que todo mundo pediu a Deus. Formada em administração e com estudos em hotelaria feito na França, ela gosta mesmo é de cozinhar, reunir os amigos e ver a casa cheia. Tudo é motivo para um bolinho, um agrado. Ai como eu queria morar perto dela para ser convidada para seus cafés da tarde!

Doceira autodidata, ela faz bolos desde pequena e, há quatro anos, começou a receber encomendas para preparar sobremesas em geral. “Minha primeira fornada oficial foi para a festa de aniversário de um filho de amigo. Fiz cupcakes decorados de cogumelos do Mario Bros e desde então não parei”, conta. Para nossa alegria, ela passou por aqui e deixou uma receita deliciosa para quem gosta de cafeína.

Receita de Cupcake de chocolate com recheio de creme de café
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 12 unidades

Ingredientes:
Massa
2 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo
¾ xícara de chocolate em pó 50% cacau
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
200 ml de iogurte natural
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Recheio
500ml de leite integral
200 gr de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de café solúvel
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:
Massa
Bata os ovos e o açúcar até obter um creme branco e fofo. Acrescente o óleo e bata mais um pouco para incorporar. Misture bem os ingredientes secos: farinha, chocolate, fermento e bicarbonato. Peneire e junte ao creme.

Por fim, acrescente o iogurte natural e misture em velocidade baixa na batedeira até a massa ficar homogênea. Coloque a massa em pequenas formas até ¾ da capacidade, para deixar espaço para a massa crescer.

Asse em forno 180-200º pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até a massa passar no teste do palito (quando espetar o palito, ele deve sair seco).

Retire do forno e coloque os bolinhos para esfriar, de preferência, em cima de uma grade.

Recheio
Em uma panela de fundo grosso, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Mexa sempre até apurar e começar a desprender do fundo da panela (aprox. 20 minutos).

Para rechear, faça um furo em formato de cone na parte inferior do bolinho frio com ajuda de uma faca pequena. Coloque um pouco do creme de café e feche com a tampa do cone.

Para cobrir e decorar você pode usar doce de leite (ou chantilly) e salpicar raspas de chocolate amargo, granulado ou cacau em pó. Vale também enfeitar com grãos de café torrado para dar um charme especial.

Curioso em conhecer as belezinhas que ela faz? Confira algumas fotos de sua produção aqui e, se você ficou com água na boca, faça seus pedidos aqui.

Escrito por Kelly Stein em Receitas, Receitas com Café