Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Como usar a prensa francesa

A cafeteira francesa é a opção perfeita para quem aprecia uma bebida de qualidade superior, com uma presença forte de acidez e doçura. Conheça!

Um café fresco feito à moda antiga, sem a necessidade de uso de energia ou filtros. Essa é a proposta da cafeteira francesa. O mecanismo da Prensa Francesa é simples, valoriza o sabor do café e é eco-friendly. Registros históricos apontam seu surgimento em cozinhas francesas em meados de 1850, mas foi um designer italiano – Attilio Calimani, que a registrou em 1929.

Também conhecida como Press Pot, Coffee Plunger, French Press, Cafetiere (UK) ou Cafetière à piston, ela permite uma fusão mais densa entre a água e o café moído e permite que os óleos e sedimentos naturais cheguem até à sua xícara. Isso é possível, pois seu filtro de metal (tela bem fina) não absorve o óleo; além de garantir um toque de sofisticação no momento sagrado do cafezinho.

O que a prensa francesa tem de diferente

O processo manual de coagem do café é um dos diferenciais da french press, que só é possível pelos elementos específicos que compõem a cafeteira.

É no processo de filtragem que a fina peneira localizada no interior da prensa francesa permite a passagem dos óleos essenciais, o que não ocorre quando o processo é feito em filtro de papel. Ao preparar um café na prensa francesa, a experiência gustativa do café se eleva. A concentração dos óleos revela notas no paladar e também no aroma de quem consome.

Qual o café ideal para utilizar na cafeteira francesa?

A vantagem deste método manual está no controle de preparo de cada tipo de café, o que não é possível em uma máquina de preparo comum. Para fazer um café na prensa francesa, você precisa de café em moagem grossa, preferencialmente feito na hora para preservar o frescor e as notas do grão. Experimente o café em grãos Santa Clara Reserva da Família Cerrado Mineiro para fazer um delicioso e fresco café em sua french press.

Como preparar café na prensa francesa

Conhecido no passado como item de luxo, ele é peça de fácil acesso na atualidade. O mercado disponibiliza inúmeros modelos e preços para todos os bolsos. Se você já tem a sua, anote as principais dicas do passo-a-passo para preparar um café delicioso.

1. Remova o topo e o filtro da cafeteira. Coloque o café moído na cafeteira. Comece com 25g (5 colheres de sopa) de café para 1.4L de água e ajuste ao seu gosto depois.
2. Esquente a água até atingir a temperatura de aproximadamente 90 °C e coloque a água na cafeteira.
3. Mexa com uma colher de plástico ou de madeira para não danificar o vidro de sua prensa francesa.
4. Coloque a parte de cima de volta na cafeteira, com o filtro todo levantado.
5. Deixe a infusão de café por no máximo quatro minutos. Geralmente, quanto mais grosso for a moagem, maior o tempo de infusão, mas quatro minutos é o máximo que vai precisar.
6. Mexa novamente antes de empurrar o êmbolo, pois isto deixa o café mais encorpado e saboroso.
7. Pressione o filtro gentilmente.
8. Coloque o café devagar na xícara para minimizar os sedimentos finos.
9. Deixe sua caneca descansar por pelo menos um minuto para os sedimentos assentarem.

DICAS:

1. Os cafés encontrados em supermercados são geralmente mais finos. Neste caso, deixe-o decantar um pouco mais antes de filtrá-lo.
2. Limpe sua prensa francesa entre os usos. Remova o filtro e lave bem.
3. Para evitar que a água transborde, não encha muito a cafeteira e não pressione o êmbolo muito rápido.
4. Café é basicamente água e usar água pura vai melhorar o sabor.
5. Uma prensa francesa pode ser usada para fazer chá ao substituir as folhas de chá pelo café moído, alterando o tempo de acordo.
6. Não deixe o café na prensa muito tempo depois de pronto, pois ele ficará amargo devido ao contato com o sedimento.

O Mexido de Ideias é um ponto de encontro entre entusiastas, baristas, cozinheiros, torrefadores e qualquer outra pessoa que ame café. Conheça a loja TRES Oficial e experimente os sabores surpreendentes dos produtos do Grupo 3corações.

coffeelover

Métodos de preparo em forma minimalista

bule
Bebidas

Os benefícios do preparo individual do café

cafe-individual
coffeelover

Presentes para pais que amam café

copo_termico

23 respostas para “Como usar a prensa francesa”

  1. Renata disse:

    Adorei, a french press tem pessoas que pensam que é a maior complicação, mais é fácil lógico requer cuidado como outra extração. Mais é mais que maravilhosa!!

    Amo minha french press rss

    http://www.momentoscafeinados.com.br

  2. […] na prensa francesa – R$ 9 bb_keywords = "cake pop"; bb_bid = ""; bb_lang = ""; bb_name = "custom";bb_limit = […]

  3. Flavio Godoy disse:

    Precisa de ajuda…..
    Devido ao tempo a minha cafeteira de 600 ml., já esta entortando o filtro interior.
    como comprei ela no Japão, onde poderia encontrar filtro substituto.
    Obrigado.

  4. Diogo Xavier disse:

    Não sei se essa rede existe fora de pernambuco, mas o Atacado dos Presentes tem peças, como filtro e borracha, para a prensa e para a moka italiana.

  5. […] 1 Sugestões de leitura:Top 10: cafés mais pedidos!Dica de leitura: Eu Amo Café!Make the Moka: […]

  6. Muito legal a materia! Eu tenho uma prensa francesa, e so faco cafe nela! Aqui no rio, compro um bom cafe no starbucks

  7. Ac Ferreira disse:

    O café, de tanto esperar a infusão e o descansar na xícara devido aos sedimentos finos, não fica frio? Cafezinho frio não dá….

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Ac, como vai?
      O tempo deste descanso é pequeno e não deixa o café frio, não. Pode consumir tranquilo, ele estará quentinho e delicioso.
      Abraços, volte sempre

  8. Augusto disse:

    Em qual loja posso encontrar a prensa francesa? Não quero comprar pela internet.

    • mexidodeideias disse:

      Oi Augusto,

      Infelizmente não sabemos te indicar um ponto de venda. 🙁

      Obrigado pela visita ao nosso blog!

      Atenciosamente,
      Equipe Mexido de Ideias

  9. Rodrigo Tadiotto disse:

    Bom dia meu nome e Rodrigo e gostaria de saber onde encontro para comprar prenssa francesa por atacado pois preciso de varias e em inox bem resistente….obrigado

  10. neworderbrfac553 disse:

    Eu corrigiria uma informação e acrescentaria outra: (1) a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) recomenda 1 colher de sopa bem cheia de café (moagem média) para cada 100 ml de água; (2) é preciso escaldar a cafeteira antes do preparo, senão corre-se o risco do café não estar quente o suficiente quando a bebida for servida, já que o tempo de espera de 4 minutos da infusão é razoavelmente longo. A prensa francesa é o melhor método de extração da bebida através da filtragem, mas ainda sou um fiel amante de um café preparado em uma moka.

  11. olá eu adiquiri uma prensa francesa bialetti 350ml e um moedor manual hario skerton , com essa dupla consigo fazer um bom café????

  12. Peteleco disse:

    Já experimentei todos os tipos de cafeteira e coadores. O melhor sistema, sem dúvida é a prensa francesa.

  13. […] e se você quer um guia, escrito mesmo, sobre a Prensa Francesa, vale ver o post “Desvendando a Prensa Francesa”, que publiquei há algum tempo aqui no […]

  14. […] café expresso, na prensa francesa ou no coador, todas as opções da Rex Cafeteria são perfeitas para acompanhar bons momentos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *