Sugar Blues: o doce amargo do açúcar

Cultura

Com este título, fica claro que não se trata de uma declaração de amor pelo açúcar. Eu já ouvi histórias de pessoas que o aboliram de sua dieta depois de ler este livro. Nele, o autor norte-americano William Dufty faz um dossiê de todos os malefícios que o açúcar branco refinado pode representar para a saúde.

Escrito em 1975, ele defende que o açúcar é destrutivo e vicia tanto quanto o álcool, heroína, morfina. “Sugar Blues é um livro elaborado por um escritor e pesquisador que esmiúça séculos de história secreta, folclores esquecidos, sábias tradições dos antigos e conceitos científicos inconsistentes, para trazer à tona a verdade sobre a mais dissimulada droga que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização – a sacarose refinada, comumente chamada açúcar. Pesquisas desenvolvidas nos grandes centros científicos evidenciam consideráveis vínculos entre o açúcar refinado e as mais alarmantes doenças modernas, da depressão ao derrame cerebral. Entretanto, esta substância antinutriente formadora de hábito, é consumida, a cada dia, em praticamente todos os produtos utilizados na dieta do homem civilizado, do pão aos cigarros.”

Radicalismo? Só lendo para ver. O livro está disponível para downloads grátis aqui e aqui, mas também pode ser comprado aqui.

Quer saber mais sobre açúcar? Confira os posts sobre os diferentes tipos de açúcar comercializados e sobre seu uso no café.

Escrito por Kelly Stein em Cultura