Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

As melhores maneiras de adoçar sua xícara

Apesar da recomendação de especialistas, o brasileiro adora adoçar a xícara de café ou chá. Saiba quais são as opções mais saudáveis de adoçantes

Apesar da recomendação de baristas e sommeliers de não incluir açúcar ou adoçante no café e no chá, a gente sabe que esse é um hábito muito comum entre os apaixonados pelas duas bebidas. Por isso, fomos atrás de mais informações sobre as melhores maneiras de adoçar sua xícara sem prejudicar a saúde.

adocar-sua-xicara

São muitas as versões de adoçantes – que alteram o sabor ou apenas diminuem o amargor. Segundo Verônica Lima, nutricionista do Hospital Norte D’Or, eles podem ser divididos em dois grupos:

NATURAIS

São os extraídos diretamente de plantas e frutas. Eles possuem valor calórico e costumam adoçar mais do que o açúcar refinado ou adoçantes artificiais. Alguns exemplos são o sorbitol, a frutose, a stévia e o agave azul. Por serem naturais e não terem compostos químicos, a nutricionista ressalta que são mais indicados para consumo.

ARTIFICIAIS

Entre eles estão a sacarina, o aspartame e a sucralose. São compostos químicos que possuem grande capacidade de adoçar, mas não agregam valor calórico. Geralmente alteram o sabor do café ou do chá e trazem um sabor residual químico forte, o que afasta paladares mais exigentes.

No entanto, os adoçantes artificiais são os mais recomendados para diabéticos. “Essa doença é proveniente da falta ou resistência do hormônio insulina para metabolizar o açúcar de maneira correta”, explica Verônica.

E O QUE É MELHOR?

Segundo a especialista, em pequenas quantidades todos os tipos de açúcares e adoçantes são seguros para pessoas saudáveis. “O que deve ser observado é a existência de doenças que podem ser prejudicadas pela versão escolhida. Por isso, hipertensos e diabéticos devem buscar orientação médica e nutricional antes de escolher como adoçar sua bebida”.

Por: Carolina Gasparini

coffeelover

Torrefacto: Uma maneira diferente de torrar o café

cafe-torrado
Saúde

Como o açúcar afeta o amargor do chá?

acucar-no-cha
Cultura

Sugar Blues: o doce amargo do açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *