Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Como o açúcar afeta o amargor do chá?

Estudo norte-americano desvendou porque adicionar açúcar altera o amargor de alguns chás.

acucar-no-chaAntes de começarmos, vale lembrar que aqui nos referimos à bebida produzida pela planta Camellia sinensis – já falamos sobre isso aqui.Que o açúcar diminui o amargor de alguns chás, não é novidade para ninguém. Mas você sabe como isso ocorre? Um estudo realizado pela Universidade de York, na Inglaterra, analisou o movimento de moléculas de cafeína e desvendou esse mistério.

Ela (ou contrário de infusões como camomila e erva-doce) conta com cafeína na composição. E é justamente a disposição das moléculas dessa substância que afetam o paladar.

É aí que entra o açúcar: Os especialistas observaram que esse adoçante ajuda a concentrar as moléculas da cafeína – o que diminui a sensação de amargo ao paladar. Além de satisfazer nossa curiosidade, essa descoberta pode auxiliar novas pesquisas sobre o comportamento molecular de alimentos e bebidas.

Ainda não se sabe se a movimentação é a mesma com o café, por exemplo. Por isso, vamos continuar acompanhando o andamento dessa pesquisa. Afinal, é sempre bom conhecer mais detalhes das nossas bebidas prediletas.

Por: Carolina Gasparini

Bebidas

As melhores maneiras de adoçar sua xícara

coffeelover

Torrefacto: Uma maneira diferente de torrar o café

cafe-torrado
Cultura

Sugar Blues: o doce amargo do açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *