Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A Planta do Café

A planta do café, quando no estado natural, pode atingir até 15 metros de altura. Mas, para facilitar o cultivo e a colheita dos frutos, cultivadores optam em deixá-la abaixo dos três metros por intermédio de podas. No texto de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a planta e o fruto do café.

A exótica planta do café pertence a família das Rubiaceas, gênero Coffea que engloba diversas espécies (cerca de 60), das quais apenas duas são cultivadas e comercializadas

– A Coffea Arabica e Coffea Canephora, conhecida como Robusta Sempreverde, produz flores e frutos, é dicotiledônea e cresce em climas quentes, nos países entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

No estado natural pode atingir até 15 metros de altura, mas os cultivadores, por intermédio de podas, costumam manter abaixo dos três metros para facilitar o cultivo e a colheita dos frutos.

As plantações de café exigem bastante água em fase de florada. O clima é fator decisivo para a quantidade e qualidade da colheita e a faixa tropical fornece as melhores condições, por também nestas áreas não se registrarem excessivas variações climáticas.

O fruto é uma drupa ovóide, – ou seja, um fruto simples, de formato ovalar , derivado de um único ovário de flor – de cor verde quando imatura e vermelha na maturação completa (para algumas variedades, no entanto, a cor é amarelo vivo), dando aspecto de cerejas silvestres, das quais toma o nome. Se não for apanhada a tempo, a cereja passa ao processo de fermentação e apresenta uma cor castanha escura.

A presença de cerejas nos ramos com diversos graus de maturação deve-se às freqüentes precipitações de chuva que dão lugar a múltiplos florescimentos e frutificações. O fruto apresenta exocarpo externo (casca) e um endocarpo (polpa), que envolvem os dois grãos ou bagos, coberto a sua volta por um invólucro (pergaminho) e mais internamente por uma membrana prateada. Algumas vezes podemos encontrar apenas um bago, com forma esférica, conhecido com o nome de caracolzinho.

Mercado

As características do Bourbon Amarelo

As características do Bourbon Amarelo
coffeelover

JACK DANIEL’S GOURMET COFFEE – O WHISKAFÉ

Bebidas

Conheça os tipos de grãos de café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *