Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Conheça os tipos de grãos de café

Você sabe a diferença entre os tipos de grãos de café plantados no Brasil? Conheça agora!

Conheça os tipos de grãos de café

A escolha do grão faz toda a diferença na hora de saborear um bom café. Ao optar por um tipo de grão de café aqui no Brasil você pode estar experimentando uma das duas espécies mais conhecidas, a Arábica e Robusta. Se você ficou curioso para saber a diferença desses dois tipos de cafés, é só continuar lendo este artigo.

Quais são os tipos de café?

Há quem se refira em termos mais técnicos a tipos de grão de café, sua espécie ou os chamados “defeitos”, ou a contextos mais comuns como se referir à tipos de bebidas produzidas com café como o macchiato e cappuccino, por exemplo. Neste conteúdo você irá aprender alguns conhecimentos técnicos para saber diferenciar um bom tipo de grão de café. Vamos lá?

Espécies de cafés cultivadas no Brasil

O café possui mais de 6 mil espécies diferentes. As mais conhecidas são a arábica, a robusta, e a libérica. Segundo a ICO (International Coffee Organization), as espécies arábica e robusta são consideradas as mais economicamente importantes, responsáveis por mais de 60% da produção mundial, sendo 28% dessa fatia, brasileira.

Café Arábica

Esta variedade de grão tem como origem o continente africano, mais especificamente as montanhas da Etiópia. A altitude é um dos detalhes relacionados a qualidade do café. Esta espécie é cultivada acima de 1.000 m e costumam ter um sabor suave e muito agradável.

É considerado um tipo de grão mais doce e possui cerca de 50% a menos de cafeína. Características que dão espaço a uma complexidade maior de sabores.

Café Robusta

Como uma de suas características mais marcantes, o café de espécie robusta possui uma concentração de cafeína bem maior do que da arábica, essa característica faz dele um café mais encorpado e amargo. Também conhecida como Conilon, é cultivada em diversos países como a Colômbia e o Brasil.

O ambiente propício para o seu cultivo são lugares com climas quentes e úmidos e em altitudes mais baixas. O café robusta também faz jus ao nome por ser mais resistente a ataques de pragas se comparado ao café arábica.

Os termos técnicos do café

Assim como qualquer outra profissão, as pessoas que trabalham com café também apresentam seu próprio vocabulário. Eles servem unicamente para facilitar a rotina de profissionais que já estão familiarizados com estes termos, mas podem confundir (e muito!) interessados no mundo cafeeiro.

Aqui, separamos alguns dos mais usados. Se você quer conhecer mais termos, acesse este nosso conteúdo.

Defeitos do café

É comum que os iniciantes na arte da cafeicultura fiquem confusos entre os termos utilizados por especialistas. O que é um grão brocado? Café concha ou verde? Palavras como estas são comuns e importantes para entender o sistema de classificação dos defeitos do café. Preparei um guia rápido e prático para qualquer pessoa compreender o sistema de classificação de defeitos dos grãos. Veja mais, aqui.

 

O Mexido de Ideais é um ponto de encontro entre entusiastas, baristas, cozinheiros, torrefadores e qualquer outra pessoa que ame café. Conheça a loja TRES Oficial e experimente os sabores surpreendentes dos produtos do Grupo 3corações.

Mercado

As características do Bourbon Amarelo

As características do Bourbon Amarelo
coffeelover

JACK DANIEL’S GOURMET COFFEE – O WHISKAFÉ

Mercado

Uma nova categoria de café nasce

9 respostas para “Conheça os tipos de grãos de café”

  1. Nanddo Castilho disse:

    Olá Boa Noite
    Sou Professor, de uma escola no interior de São Paulo, na cidade de Vargem Grande do Sul.
    Em Setembro minha escola apresentará uma grande exposição sobre o CAFÉ, pois está relacionado com a história de minha cidade, e seu crescimento.
    Aonde eu poderia adquirir estes diferentes tipos de café, para expor?

    Muito obrigado.

    • kellystein disse:

      Olá Nando!
      Sugiro que você entre em contato com um cafeteria ou com o Sindicato do Café, que fica em São Paulo. Como estes estabelecimentos têm mais contato com os produtores, acho que fica mais fácil.

      Boa sorte em sua busca!
      Abraços.

  2. Maria Souza disse:

    Posso plantar café em Teresópolis RJ ? Onde posso conseguir mudas para comprar? Gostaria de adquirir mudas de café compatível ao café exportado para a Europa TIPO 2.

    • kellystein disse:

      Olá Maria, tudo bem?
      Como estamos localizados em São Paulo, fica complicado de indicar um endereço de confiança em Teresópolis. Nossa sugestão é que você procure informações nas corretores de café do Porto do Rio de Janeiro ou no mercadão. Com certeza, você encontrará uma dica por lá.
      Boa sorte em sua busca!
      Abraços.

  3. Jeovany disse:

    Oi. O link para termos técnicos do café está quebrado. Ao que tudo indica, o endereço está com um "h" a mais no início.

  4. Fagner disse:

    Por favor, poderia indicar instituições em São Paulo capital que forneçam cursos para cultivo de café?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *