Filet Mignon com Molho Aromático

Receitas, Receitas com Café

Domingo, 08 de agosto, é o Dia dos Pais. Momento ideal para reunir a família, confraternizar, dar aquele abraço apertado no paizão, enchê-lo de beijos e ficar por perto o dia inteiro.

E mais que um presente, um almoço especial pode fazer o papai sorrir com um dia junto à família, relembrando histórias, colocando a conversa em dia, aproveitando o momento com todos ao redor.

E se é um dia mais que especial, nada mais justo que o prato esteja de acordo. A receita de hoje foi elaborada pensando no Dia dos Pais, nos abraços trocados, nas reuniões de família que acontecerão em milhares de casas.

É um fillet mignon com molho aromático que leva café, hortelã, geléias de damasco e amora. O molho de hortelã com geléia de maçã é um clássico para acompanhar carne de cordeiro. Nesta receita, fiz uma releitura para a carne de vaca, que tem um sabor mais suave. O blend dos ingredientes geléias e hortelã dá o tom agridoce, com notas de café.

Eu gostei. Experimente.

Aposto que papai vai gostar!

Receita de Filet Mignon com Molho Aromático

Ingredientes

Filet Mignon

  • 1/2 peça de filet mignon bem limpa (a parte mais gorda)
  • 3 colheres de sopa de mostarda
  • 4 dentes de alho
  • 1 cálice de azeite
  • Folhas de alecrim

Molho aromático

  • 1 maço de hortelã picada
  • 1 cálice de café
  • 1/2 copo de vinagre de vinho branco de boa qualidade
  • 1 colher se sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa cheias de geléia de damasco
  • 2 colheres de sopa de geléia de amora.

Modo de Preparo

Filet Mignon

1

Amasse os dentes de alho, junto com a mostarda, pimenta e o azeite num pilão. Envolva a carne com esse tempero, salpique folhas de alecrim e deixe descansar por duas horas. Numa assadeira no fogão, sele a carne até dourar dos dois lados. Só então coloque sal a gosto.

2

Vá pingando água para que a carne cozinhe aos poucos com a panela sempre tampada. Vire a carne de vez em quando. A carne deve ser cozida também por dentro, mas mantenha o centro meio cru.

3

Retire e faça o deglassé* com água. Se preferir, acrescente café ou vinho madeira seco. Deixe o molho engrossar e, em seguida, retorne a carne à assadeira para esquentá-la antes de servir.
Neste caso sugiro usar água, pois o molho já tem sabores muito específicos.

Dicas: Quando a peça de filet é muito grande, costumo selá-la em uma assadeira com as duas bocas do fogão acesas. É importante que ela sele por completo e não perca os líquidos. O sal é sempre acrescentado após este processo.

Molho aromático

1

Misture o vinagre, o açúcar e as geléias e coloque para ferver em uma panela. Acrescente o café. Retire do fogo e bata bem com um fouet. Deixe esfriar. Em seguida, coloque a hortelã e volte a bater até formar um molho bem espesso. Sirva com o filet mignon.

2

*Deglassé: é um termo frances que significa desengordurar. Em culinária é verter um liquido na panela ou forma em que foi selada ou frita uma carne. Esse liquido é uma base para o molho.

Escrito por Stela Morato em Receitas, Receitas com Café