Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café espresso com queijo Canastra

Patrimônio cultural do Brasil desde 2008, o queijo da Serra da Canastra fica uma delícia acompanhado de um café espresso

Passei o fim de ano em Minas Gerais, e apesar de ser tão pertinho de São Paulo, foi a primeira vez em que estive em Tiradentes e Inhotim. A cidade histórica que recebe festivais tão badalados como os de Gastronomia e Cinema surpreendeu-me pela elegância, boa mesa (sofisticada e territorial) e pelos cafés, degustados com os mais diversos quitutes locais.

Café espresso com queijo Canastra

Um deles, o queijo da Serra da Canastra, patrimônio cultural do Brasil desde 2008, foi o que mais me encantou. Já fiquei atraída pela harmonização quando Regina, simpaticíssima gerente da Loja Rocambole, me apresentou a combinação falando naquela mineirice contagiante: “Um queijim com cafezim, que delícia pra essa hora da tarde”.

Confesso que não resisti e comprei o queijo que só conhecia de ouvir falar, e pelo filme O mineiro e o queijo. Cortei uma fatia lá na cafeteria Rocambole mesmo, e deliciei-me com o espresso que ela me serviu.

O canastra, por ser um queijo curado, tem um sabor acentuado e salgado. Diferencia-se da maioria dos outros queijos mineiros pelo modo de preparo e criação do gado leiteiro. Para produzi-lo são utilizados cerca de 10 litros de leite e o processo de cura é feito artesanalmente por no mínimo 22 dias.

O resultado é um sabor único, que com o espresso compõe uma parceria singular ao nosso paladar. Trouxe o resto do queijo para São Paulo para degustar com os espressos TRES: Vibrante, Pleno e Supremo. Esperava com isso indicar o favorito para a degustação. Todos são ótimos, todos se completam com o consagrado Canastra. Não consegui eleger um favorito.

 

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

5.091 respostas para “Café espresso com queijo Canastra”

  1. Bruno Ayub disse:

    A crema do café ta muito bonita e o queijo parece bom, enfim, que foto massa!

  2. jurema disse:

    Realmente, da forma que vc descreveu o sabor….fiquei com água na boca…..vou ver aonde encontro o queijo…Que delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Glória Novais disse:

    Amo queijo.
    Poderia me informar se encontro em Salvador-BA, o queijo da Serra da CanastraW
    Onde?

    • mexidodeideias disse:

      Oi Glória, obrigado pela visita! O queijo da serra da Canastra é um produto típico de Minas Gerais. Em outros estados ele pode ser encontrado em casas especializadas. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *