Para fazer o café perfeito, nossa especialista Carolina Barreto irá dar algumas dicas que podem fazer toda diferença no preparo do seu café. E assim, você pode ter a melhor versão da sua xícara. Acompanhe os detalhes e algumas sugestões para você testar em seu próximo preparo.
Como fazer café perfeito: passo a passo
1) Proporção entre café e água
Quem prepara sua bebida sempre com os mesmos utensílios e café, adquire com o tempo formas de manter sempre o mesmo padrão. Mas, para utilizar um método novo de preparo, ou um café diferente, podem ser necessárias algumas tentativas até chegar no resultado ideal.
Quem dá a dica é nossa especialista em cafés, Carolina Barreto: Comece com uma proporção média de: 35 gramas de café (3 colheres de sopa) para 500 ml de água. Caso busque um café mais intenso, adicione mais pó de café, mais suave, reduza a quantidade, até chegar no resultado desejado.
2) Temperatura da Água para Coar o Café
Apesar do uso do termômetro na cozinha de casa não ser tão comum, a temperatura da água para o preparo do café é muito importante. Quando fria demais, não irá extrair todas as características da bebida. Já demasiadamente quente, pode trazer amargor.
Segundo a especialista, o ideal é que a água esteja entre 92°C e 96°C. Para isso, deixe o líquido atingir o ponto de ebulição (100°C), pare o aquecimento, e a utilize primeiro para escaldar o filtro e porta filtro, preparando o café na sequência. Assim ela chega à temperatura ideal e você ainda evita o sabor residual de papel que pode aparecer na bebida.
3) Adoçar ou Não o Café?
Para a degustação, a indicação recomendada é não adoçar o café. Dessa forma é possível perceber todas as características do café como sabor, aroma, corpo, acidez e doçura. Para quem ainda não consegue tirar o café da bebida, experimente tomar, pelo menos um gole, antes de adoçar. Dessa forma é possível ter uma percepção mais real da necessidade de açúcar. Utilize o açúcar diretamente na xícara, e não na água de preparo do café.
4) Conservação do Café
A melhor forma de conservar o pó de café é mantendo na embalagem original, bem fechada, preferencialmente dentro de um pote hermeticamente fechado. Mantenha em um armário fresco e seco, e consuma o quanto antes. Busque comprar embalagens menores, para manter o café sempre o mais fresco possível.
Depois de pronta o ideal é consumir o café imediatamente, ou mantê-lo na garrafa térmica por no máximo 1 hora.
Com essas informações, você tem todas as ferramentas na mão para preparar o melhor café coado da sua vida. Vamos lá?
Como fazer o café perfeito? Como escolher coador de café: Tradicional, Coador de Pano ou V60?
Os diversos tipos de filtro e utensílios diferentes, que vão além do tradicional, podem confundir qualquer um na hora de fazer o café. Se você também se perde, preparamos um manual básico que traz dicas, informações e segredinhos para deixar sua xícara irresistível.
Confira:
Como fazer café em filtro de papel:
- O coador de papel clássico, é chamado de filtro de papel, e deve ter o mesmo tamanho do porta-filtros. Os modelos de porta-filtros mais comuns são 102 (pequeno) e 103 (grande).
- Ao incluir o filtro de papel no porta-filtro, suas costuras devem ser dobradas, bem próximo à linha de filtragem.
- É indicado escaldar. Molhar levemente o papel, despejando a água quente sobre o filtro. Isso faz com que o sabor do papel seja eliminado para receber o café.
- Ao incluir o café, não aperte ou compacte a camada de café, apenas despeje.
- Utilize água quente, um ponto antes de ferver (temperatura média entre 92ºC e 96ºC), sem borbulhar.
- Se perder o ponto e a água apresentar fervura, utilize-a para escaldar, tanto o filtro, quanto o recipiente que irá utilizar, esse tempo é suficiente para a água atingir a temperatura ideal.
Veja também como reutilizar o filtro de papel. É possível fazer lindas flores com filtro de café usados para enfeitar sua casa.
Como Fazer Café com Filtro de Papel:
Como fazer o café perfeito? Como escolher coador de café: Tradicional, Coador de Pano ou V60?
Como fazer café em filtro de pano:
- O coador de pano (ou tecido reutilizável) deve ser escaldado com água quente e café na primeira utilização, para que o sabor do café não seja modificado. Enxague bem o filtro e descarte essa primeira água.
- Os filtros para coador de pano, geralmente são vendidos junto com o coador. Veja alguns modelos aqui.
- O restante do preparo, é muito parecido com o modo de fazer do filtro de papel. Ao incluir o café, não aperte ou compacte a camada de café, apenas despeje.
- Coloque a água bem quente em movimentos circulares. Um ponto antes de ferver (temperatura média entre 92ºC e 96ºC), sem deixar borbulhar.
- Se perder o ponto e a água apresentar fervura, utilize-a para escaldar, tanto o filtro, quanto o recipiente que irá utilizar, esse tempo é suficiente para a água atingir a temperatura ideal.
Como Fazer Café com Coador de Pano:
Como fazer café em filtro de metal:
Escalde o filtro, coloque o café diretamente no metal. Adicione a água de forma circular, não é necessário mexer.
- Ao incluir o café, não aperte ou compacte a camada de café, apenas despeje.
- Coloque a água bem quente em movimentos circulares. Um ponto antes de ferver (temperatura média entre 92ºC e 96ºC), sem deixar borbulhar.
- Se perder o ponto e a água apresentar fervura, utilize-a para escaldar, tanto o filtro, quanto o recipiente que irá utilizar, esse tempo é suficiente para a água atingir a temperatura ideal.
O diferencial desse tipo de coador, é que, por não utilizar filtro de papel, os óleos essenciais do café passam para a bebida, resultando em um café mais encorpado. Alguns resíduos de pó também podem passar para a xícara, para minimizar esse problema, utilize uma moagem um pouco mais grossa.
Entre os tipos de filtro de café de metal, existe também o Filtro de Titânio, saiba mais.
Saiba o que fazer com seu filtro de papel já usado, para não descartá-lo:
https://www.mexidodeideias.com.br/cultura/como-fazer-flores-usando-filtros-de-cafe-usados/
Como transformar seu filtro de papel em um lindo objeto de decoração:
https://www.mexidodeideias.com.br/cultura/artesanato-com-filtro-de-cafe/
E ainda, algumas curiosidades. Saiba como surgiu o filtro de papel:
https://www.mexidodeideias.com.br/industria/voce-sabe-como-surgiu-o-filtro-de-cafe/
Para minha família, o CAFÉ TRÊS CORAÇÕES, é o melhor.
Parabéns, a toda equipe, que busca fazer desse café, um ótimo café café…
Continuem, nos favorecendo com a qualidade de vocês!!!
Eu ainda não encontrei um café melhor que o rancheiro. O sabor do café puro como aquele natural moído na hora lá da fazenda. Sem contar que vc pode pegar um moidinho na hora em vários supermercados de Goiânia.
È também concordo!
Obrigado pelo comentário!
Bom dia, Eméri, outra opção que gostei foi o Café Melita, que vem naquela embalagem compactada de 500g . Abraços.
Esquema fantástico e técnico!
Tem que ficar perfeito!
Obrigada Negrus!
Agora, não tem como errar hahaha
Abraços e bons cafés!
para mim e minha familia eu escolhi o melhor. cafe e tradiçaõ ,em nossa casa o cafe santa clara .mim deixou com fama do melhor cafezinho do pacajus
Olá Francisca, como vai?
O café Santa Clara ajuda, mas o que te deu sua fama foi o carinho na hora de preparar o café, não acha?
Obrigado pela visita, volte sempre.
vou fazer assim, adoro um bom café de manhá
Depois nos conte como ficou o seu café, Maria. 😉
Meus cafe que tomo brasileiro
Coador de café, deve ser de planela.
Papel branco foi industrializado, derrama, uma verdadeira porcaria
O papel ficou branco com ajuda de química……
Melhor café, cada um tem o seu
O meu é o café da roça.
Sigo essas orientações e meu café sempre é elogiado. Uso sempre o Melita, o melhor café entre os não gourmet.
Meu melhor café é o Moka Extra Forte
Como diz o artigo, é uma questão de gosto, mas o melhor café no meu paladar é o Santa Clara!
Obrigado por dividir sua opinião com a gente, Paulo! Volte sempre ao Mexido de Ideias. 🙂
3 corações é o melhor café porem acho que seria melhor se fosse embalado a vacuo
Oi Carlos, tudo bem?
Obrigado pelo comentário! O Café 3 Corações possui embalagens a vácuo dos produtos. Você pode saber mais clicando aqui: http://www.cafe3coracoes.com.br/produtos/torrados…
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias
Vocês devem experimentar o café Pingo de Ouro. Ele é 100 % arábica. É uma marca do estado de Goiás. Muito bom e com preço baixo para um arábica.
Experimentem o café Jandaia, ele é do norte do estado do Paraná.
Um café encorpado, muito bom
Gostei do Artigo
Em casa no momento estamos usando o 3 Corações e está aprovado, mas é como diz no artigo: O melhor é aquele que agrada seu Paladar.
Abraços
Moreira
Que bom que gostou do artigo Moreira! Acompanhe sempre o blog para saber mais sobre café.
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias.
Uma das coisas facilitou ainda mais minha caminhada dentro do universo do café, especialmente dentro do contexto de pandemia, foi a possibilidade de tomar cursos online!!! Tem um curso da CafePRO que é simplório, mas foi uma grande alavanca no meu conhecimento sobre café, mesmo depois de ja ter me formado barista, recomendo! Segue o link:
https://hotm.art/2UyLRRz